Primeiro veio o Tobias, depois o Batatinha, depois o Miguel e depois a Mila. Quando o Batatinha tinha oito meses descobrimos, pelo ultrassom, uma doença de herança genética, muito comum em gatos persas, o PKD (doença dos rins policísticos). Desde então, tenho lutado para divulgar e conscientizar as pessoas sobre a existência desta doença.
A doença não tem cura, evolui para insuficiência renal e termina com óbito.
Acredito que exigir o teste de PKD ao adquirir um gato, principalmente da raça persa, possamos, no futuro, diminuir a herança genética, dizendo não aos criadores de má fé que se aproveitam da falta de informação das pessoas.
Foi com esse intuito que nasceu o Blog do "Batatinha elurofilia". Meu intuito é dividir minha vivência com meus "filhos" com outros elurófilos, simpatizantes e amantes de gatos, além de trocar experiências e informações relacionadas ao mundo felino.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Acupuntura veterinária

É uma técnica milenar de origem chinesa, mas que também era aplicada pelos indianos (hindus) e egípicios. Foram os chineses que tornaram a acupuntura um sistema médico bem organizado e estruturado.
Diz a lenda que a acupuntura veterinária foi descoberta quando um cavalo em guerra foi atingido num ponto, por uma flecha. Notou-se melhora após o acontecido, desde então foram descobrindo-se milhares de pontos que podem melhorar a saúde dos animais.
Atualmente a acupuntura é praticada em todas as espécies animais, dentre elas cães, gatos, aves e até peixes.
A acupuntura foi reconhecida pelo CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária), como especialidade desde de 1995. Hoje ela é uma ciência, com pesquisas sendo feitas no Brasil e no mundo e já com comprovação estatística de eficácia.
Esta técnica consiste na aplicação de finíssimas agulhas próprias de acupuntura, as quais são estéreis e descartáveis, na pele dos animais, podendo ser inseridas superficialmente ou até mesmos alguns centímetros, penetrando a pele e músculos, por exemplo, causando estímulos no corpo do animal, os quais levarão a uma resposta do organismo, ocasionando a cura de certas doenças, ou ao menos o controle da mesma, determinando um quadro de bem-estar físico e emocional/psíquico ao animal.

Um comentário:

  1. Fico feliz com todo avanço na ajuda aos nossos amados felinos!! =)

    ResponderExcluir