Primeiro veio o Tobias, depois o Batatinha, depois o Miguel e depois a Mila. Quando o Batatinha tinha oito meses descobrimos, pelo ultrassom, uma doença de herança genética, muito comum em gatos persas, o PKD (doença dos rins policísticos). Desde então, tenho lutado para divulgar e conscientizar as pessoas sobre a existência desta doença.
A doença não tem cura, evolui para insuficiência renal e termina com óbito.
Acredito que exigir o teste de PKD ao adquirir um gato, principalmente da raça persa, possamos, no futuro, diminuir a herança genética, dizendo não aos criadores de má fé que se aproveitam da falta de informação das pessoas.
Foi com esse intuito que nasceu o Blog do "Batatinha elurofilia". Meu intuito é dividir minha vivência com meus "filhos" com outros elurófilos, simpatizantes e amantes de gatos, além de trocar experiências e informações relacionadas ao mundo felino.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Seu gatinho adora fazer massagens em sua barriga?



“Amassar o pão”, “tocar pianinho” ou “fazer massagem”, seja qual for o nome que você utiliza para este comportamento, todos os gateiros sabem exatamente do que estou querendo tratar neste artigo.
Gatos movimentam suas patas alternadamente, expondo ligeiramente as garras em um movimento rítmico bastante característico de bem-estar e aceitação de aproximações.
Alguns gatos são observados realizando este comportamento sem estarem com as patas apoiadas em alguma superfície. No colo, quando é erguido ou está deitado com as patas livres após os limites de uma mesa de jantar, “amassa o pãozinho” sempre que visualiza um ser humano considerado pelo gato um *afiliado preferencial.

Encontrando os porquês...
Existem algumas teorias para explicar a origem (ontogênese) deste comportamento. A primeira refere-se obviamente ao comportamento que os neonatos exibem quando estão sugando as tetas de suas mães (biológicas ou adotivas permanentes/temporárias).
Massageiam a região mamária e recebem neste momento o leite que gera uma plenitude de conforto. Na fase adulta o comportamento acompanha exatamente circunstâncias geradoras de conforto e tranquilidade.
Outra teoria está concentrada na possibilidade de os movimentos das patas (comportamento) aumentarem a eliminação de secreções de glândulas especializadas desta região e, assim, potencializam a demarcação/comunicação olfatória.
E, finalmente, também poderia estar relacionado ao comportamento de preparação de superfície com folhas e outros elementos naturais para serem utilizados como “cama” ou “ninho”. Tais motivações acompanhadas da segurança e bem-estar poderiam justificar a exibição deste comportamento em nossos gatos domiciliados.
Bem, o mais importante é lembrar que alguns comportamentos descritos como espécie específicos (ou seja, típicos dos gatos) são fortemente estabelecidos e não podem ser eliminados de uma hora para outra. 
Imagine a seguinte situação: o gatinho está imbuído de toda liberação de endorfinas na interação com você e no ambiente onde se sente calmo e confiante. Subitamente uma das garras atravessa a calça jeans e fere sua pele. Em uma reação quase que espontaneamente, você grita em um tom hostil e movimenta-se em rejeição à interação do gato.
Nem vou discutir o que aconteceu com a pobre cabecinha do bichano. Quem ainda tiver dúvidas sobre o que passou pela cabeça do gato, envie um comentário e voltamos a discutir mais sobre esse assunto. Um forte abraço e saudações felinas para todos!

*Não afiliado é aquele que não faz parte do grupo social. Indivíduo que não tem permissão para acesso ao território do gato. 

*Afiliado: Indivíduo que compartilha a maior parte do território com o nosso gato do exemplo. Normalmente compartilham interações mútuas como esfregar partes do corpo, lambedura, toques de focinho, etc. 

Os afiliados poderão ser preferenciais ou não preferenciais: Poderão compartilhar de um modo mais franco e constante ou menos intensamente e respeitando limites de aproximação embora coabitem o mesmo território respectivamente.

Por: Carlos Gabriel Almeida Dias, médico veterinário (CRMV/RJ 4897)
Mestre e  Doutor em Ciências Veterinárias.
cgabrielvet@hotmail.com

2 comentários:

  1. Que video mais lindo! Adorei ter gostado do texto! Poderia divulgar o blog no link? Abraços e adorei a citação. Abraços.

    ResponderExcluir