Primeiro veio o Tobias, depois o Batatinha, depois o Miguel e depois a Mila. Quando o Batatinha tinha oito meses descobrimos, pelo ultrassom, uma doença de herança genética, muito comum em gatos persas, o PKD (doença dos rins policísticos). Desde então, tenho lutado para divulgar e conscientizar as pessoas sobre a existência desta doença.
A doença não tem cura, evolui para insuficiência renal e termina com óbito.
Acredito que exigir o teste de PKD ao adquirir um gato, principalmente da raça persa, possamos, no futuro, diminuir a herança genética, dizendo não aos criadores de má fé que se aproveitam da falta de informação das pessoas.
Foi com esse intuito que nasceu o Blog do "Batatinha elurofilia". Meu intuito é dividir minha vivência com meus "filhos" com outros elurófilos, simpatizantes e amantes de gatos, além de trocar experiências e informações relacionadas ao mundo felino.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Digestão dos gatos


O sistema digestivo quebra os alimentos em moléculas, que são absorvidas pela corrente sanguínea, e age como barreira contra bactérias ou outros agentes prejudiciais à saúde que o gato pode ingerir. O sistema digestivo do gato é parecido com o nosso, mas sua dieta carnívora originou algumas diferenças: ele não precisa do ceco para ingerir fibras, e o intestino é curto em comparação com o dos herbívoros, como carneiros, ou dos onívoros, como os humanos.
Os dentes afiados cortam a carne e a língua áspera descola o músculo dos ossos.


A saliva lubrifica o alimento engolido; este desce pelo esôfago até o estômago, onde é desfeito pelo ácido e enzimas. O estômago também secreta muco para se proteger, e ao intestino, contra o dano desses sucos gástricos. O duodemo recebe a bile, capaz de dissolver a gordura, da vesícula biliar, no fígado, e enzimas do pâncreas. A digestão prossegue ao longo do intestino delgado; os nutrientes são absorvidos pelas paredes intestinais. O sangue transporta esses nutrientes até o fígado, o maior órgão interno, que os processa, gerando ácidos graxos e aminoácidos, os componentes mais essenciais à vida.

10 comentários:

  1. seu filho da puta não presta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se vc fala q eles são e por que vc tambem é !

      Excluir
    2. se ñ te ajudou pode ajudar outras pessoas como mi ajudou !

      Excluir
  2. me ajudou muito com meu trabalho ! sobre : "sistema digestivo de animais "

    obrigado !

    ResponderExcluir
  3. muito obg me ajudou muito com meu trabalho de ciencias

    ResponderExcluir
  4. eu queria saber por que eles sentem tanta fome, por que o meu eu dou comida pra ele uma hora e nao passa nem 1 e ele ja quer comer de novo, oque seria isso

    ResponderExcluir
  5. Quanto tempo dura a digestão completa?

    ResponderExcluir
  6. Muito bom. Gostei da ilustração a q se refere, (trato digestivo) de grande valia para quem gosta de estudar, bem como o artigo apresentando na sequência. Ótimo.

    ResponderExcluir