Primeiro veio o Tobias, depois o Batatinha, depois o Miguel e depois a Mila. Quando o Batatinha tinha oito meses descobrimos, pelo ultrassom, uma doença de herança genética, muito comum em gatos persas, o PKD (doença dos rins policísticos). Desde então, tenho lutado para divulgar e conscientizar as pessoas sobre a existência desta doença.
A doença não tem cura, evolui para insuficiência renal e termina com óbito.
Acredito que exigir o teste de PKD ao adquirir um gato, principalmente da raça persa, possamos, no futuro, diminuir a herança genética, dizendo não aos criadores de má fé que se aproveitam da falta de informação das pessoas.
Foi com esse intuito que nasceu o Blog do "Batatinha elurofilia". Meu intuito é dividir minha vivência com meus "filhos" com outros elurófilos, simpatizantes e amantes de gatos, além de trocar experiências e informações relacionadas ao mundo felino.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O gato de Isaac Newton

A inspiração para as portinhas de gatos

O físico Isaac Newton foi um dos grandes matemáticos e teóricos da história. Deu inúmeras contribuições à ciência,  desenvolvendo as leis da mecânica celeste, elaborando cálculos e conduzindo trabalhos revolucionários sobre tudo, desde a natureza do espectro da luz até o sistema de medição da velocidade do som. Mas, poucos sabem que Newton também foi um amante dos animais ou que às vezes seus numerosos amigos peludos atrapalhavam sua concentração. Certa vez, por exemplo, ele sofreu um colapso nervoso quando seu cão favorito derrubou uma vela em sua mesa, queimando algumas das suas importantes anotações de pesquisa.
A convivência com um gato irritante rendeu-lhe bons resultados. O mundo felino (e o canino também) terá sempre uma dívida de gratidão para com esse animal autoritário, cujo  nome se perdeu na história. De acordo com a lenda, ele interrompia Newton constantemente com sua exigências para entrar e sair de casa. Frustrado, o cientista rapidamente desenvolveu e executou um  solução: uma portinha para animais. Hoje, cada felino abençoado pela capacidade de entrar e sair de um cômodo sem perturbar seus amigos humanos deve agradecer a Newton (e seu companheiro impaciente).

Fonte: Stall, Sam. 100 gatos que mudaram a civilização: os felinos mais influentes da história. São Paulo: Prumo, 2009

Aqui em casa, contratamos um marceneiro e solicitamos uma porta um pouco diferente.... (para o banheiro dos gatos)


Um comentário:

  1. Muito obrigada pela grande informação! Eu estou fazendo um trabalho suuuuuuuuuuuuuuuuuper gigante sobre Newton e essa história foi solicitada!! ^_^

    ResponderExcluir