Primeiro veio o Tobias, depois o Batatinha, depois o Miguel e depois a Mila. Quando o Batatinha tinha oito meses descobrimos, pelo ultrassom, uma doença de herança genética, muito comum em gatos persas, o PKD (doença dos rins policísticos). Desde então, tenho lutado para divulgar e conscientizar as pessoas sobre a existência desta doença.
A doença não tem cura, evolui para insuficiência renal e termina com óbito.
Acredito que exigir o teste de PKD ao adquirir um gato, principalmente da raça persa, possamos, no futuro, diminuir a herança genética, dizendo não aos criadores de má fé que se aproveitam da falta de informação das pessoas.
Foi com esse intuito que nasceu o Blog do "Batatinha elurofilia". Meu intuito é dividir minha vivência com meus "filhos" com outros elurófilos, simpatizantes e amantes de gatos, além de trocar experiências e informações relacionadas ao mundo felino.

segunda-feira, 28 de março de 2011

O significado de Vira-Lata

Quem nunca ouviu a expressão “vira-lata”
que atire a primeira tampa!
É um termo antigo, bastante comum, para designar animais de rua, sem raça definida, aqueles que mexiam nas latas de lixo em busca de comida e corriam em disparada quando, ao caírem as tampas, assustavam-se com aquele barulhão. Os tempos mudaram, hoje em dia nem usamos mais latas de lixo, mas o termo continua sendo usado e os vira-latas continuam a existir. Sempre espertos, ágeis, carinhosos.
Analisando a expressão “vira-lata”, encontraremos dois principais focos de entendimento: um, como caracterização do abandono, do andar sem rumo e sem destino; e outro, como sinônimo de mistura de raças. Há também quem entenda que o termo vira-lata precisa dos dois quesitos – abandono e mistura racial – para ser completo.
Nascidos de tantos e tantos cruzamentos, fortes para sobreviver a todas as dificuldades da vida, e extremamente amigos. A grande variedade de raças que compõe seu genótipo lhes garante uma beleza ímpar, ou você já viu dois vira-latas iguais?
Mila, minha futrica




Nenhum comentário:

Postar um comentário