Primeiro veio o Tobias, depois o Batatinha, depois o Miguel e depois a Mila. Quando o Batatinha tinha oito meses descobrimos, pelo ultrassom, uma doença de herança genética, muito comum em gatos persas, o PKD (doença dos rins policísticos). Desde então, tenho lutado para divulgar e conscientizar as pessoas sobre a existência desta doença.
A doença não tem cura, evolui para insuficiência renal e termina com óbito.
Acredito que exigir o teste de PKD ao adquirir um gato, principalmente da raça persa, possamos, no futuro, diminuir a herança genética, dizendo não aos criadores de má fé que se aproveitam da falta de informação das pessoas.
Foi com esse intuito que nasceu o Blog do "Batatinha elurofilia". Meu intuito é dividir minha vivência com meus "filhos" com outros elurófilos, simpatizantes e amantes de gatos, além de trocar experiências e informações relacionadas ao mundo felino.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Catnip, a erva do gato



CatNip é uma planta, considerada erva medicinal e aromática, que pode ser traduzida como a Erva do Gato. Essa erva possui um ingrediente ativo chamado Neptalactone que atrai a maioria dos felinos. Nos Estados Unidos, 400 toneladas de CatNip são utilizadas a cada ano, sendo que 80% desse total (320 toneladas) são destinados aos gatos.   
A erva, depois de colhida, é seca e, na maioria das vezes, serve de recheio de ratinhos de feltro, de peixinhos de pano, de novelos de lã ou, simplesmente, colocada dentro de travesseiros ou almofadas onde os gatos descansam. Segundo os estudiosos e veterinários, o cheiro dessa erva estimula o instinto predador do animal (relembra os velhos tempos de caça e da floresta) e afeta quase todos os felinos, inclusive leões, pumas e onças. Portanto, todo brinquedo que contenha CatNip é uma diversão e tanto para os felinos, eles podem ficar entretidos por mais de uma hora, rolando e "caçando" o brinquedo. Após a brincadeira, os bichanos dormem um sono profundo.
Na Medicina Veterinária, a erva CatNip é muito utilizada tanto para acalmar os felinos agressivos, bem como para excitar e exercitar os mais apáticos. A resposta ao CatNip é uma herança genética e o órgão responsável pela sensibilidade de perceber a substância Nepetalactone (contida, em maior ou menor quantidade, nos diversos tipos de CatNip) é o órgão de Jacobson, que se situa no cérebro dos felinos. O efeito do CatNip é mais intenso nos primeiros 10 minutos, sendo que os gatos em idade reprodutiva são mais sensíveis ao CatNip do que gatos jovens, com menos de 6 meses. Geralmente os machos reagem mais do que as fêmeas.

Os brinquedos para gatos não são simplesmente para diversão dos donos, mas possuem um propósito terapêutico de contribuir para a saúde geral dos gatos e gatinhas, tanto física como mental. Uma das principais características dos gatos, como companheiros, é que eles permanecem brincalhões, virtualmente, ao longo de suas vidas, particularmente se eles são ensinados a interagir com os donos dentro de casa e, especialmente, em apartamentos.
Muitos brinquedos para gatos contêm CatNip. A presença dessa erva aumenta a atração dos felinos pelos brinquedos, embora gatinhos com menos de 6 meses de idade sejam imunes a essa atração. Os brinquedos mais populares, e que mais atraem os gatos e gatinhas, são aqueles que os felinos possam perseguir e se lançar sobre eles, geralmente em formato de bolas, ratinhos de feltro e novelos de lã. É claro que se houver um recheio de CatNip dentro de tais brinquedos, eles ficarão muito mais interessados.
A erva CatNip é considerada uma droga terapêutica para a recreação e controle de stress de felinos, sem efeitos tóxicos e nenhuma dependência física e química: eles, simplesmente, são atraídos por ela. Haja visto que somente nos Estados Unidos, 320 toneladas de CatNip são consumidas por ano para a felicidade de muitos gatos e gatinhas. O único cuidado na utilização da erva CatNip é a sua procedência. Dê preferência para produtos originários do Brasil e que foram cultivados sem agrotóxicos. É diversão natural, saudável e indispensável para nossos amiguinhos.

Por: Laudo J.L. Bernardes
Diretor de Operações da PetPira Produtos Para Animais Ltda.

Um comentário:

  1. achei essa planta na rua por ser cheirosa plantei em casa e percebi a atração dos felinos por isso procurei na net o porque e obviamente achei obrigado

    ResponderExcluir