Primeiro veio o Tobias, depois o Batatinha, depois o Miguel e depois a Mila. Quando o Batatinha tinha oito meses descobrimos, pelo ultrassom, uma doença de herança genética, muito comum em gatos persas, o PKD (doença dos rins policísticos). Desde então, tenho lutado para divulgar e conscientizar as pessoas sobre a existência desta doença.
A doença não tem cura, evolui para insuficiência renal e termina com óbito.
Acredito que exigir o teste de PKD ao adquirir um gato, principalmente da raça persa, possamos, no futuro, diminuir a herança genética, dizendo não aos criadores de má fé que se aproveitam da falta de informação das pessoas.
Foi com esse intuito que nasceu o Blog do "Batatinha elurofilia". Meu intuito é dividir minha vivência com meus "filhos" com outros elurófilos, simpatizantes e amantes de gatos, além de trocar experiências e informações relacionadas ao mundo felino.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Os gatos sonham?

Ao dormir, o gato movimenta as patas, contorce os bigodes e sacode a cauda; talvez até resmungue ou rosne. Diz-se então que está em sono profundo, "ativo" ou REM (movimento rápido dos olhos). Nesse estágio, os impulsos elétricos do cérebro ficam tão ativos como durante a vigília, o que permite concluir que os gatos sonham tanto quanto nós.
Os gatos adoram dormir. Em média, descansam cerce de 18h por dia. Alguns dizem que, nesse período, eles ensaiam potenciais ações corporais, como a reação de "luta ou fuga".

fonte: FOGLE, Bruce. Gatos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, Ed. 2010

Um comentário:

  1. adorei o gatinho virtual(o preto). Se possível envie-o para o meu e-mail:erica.carmagnani@yahoo.com.br.

    ResponderExcluir