Primeiro veio o Tobias, depois o Batatinha, depois o Miguel e depois a Mila. Quando o Batatinha tinha oito meses descobrimos, pelo ultrassom, uma doença de herança genética, muito comum em gatos persas, o PKD (doença dos rins policísticos). Desde então, tenho lutado para divulgar e conscientizar as pessoas sobre a existência desta doença.
A doença não tem cura, evolui para insuficiência renal e termina com óbito.
Acredito que exigir o teste de PKD ao adquirir um gato, principalmente da raça persa, possamos, no futuro, diminuir a herança genética, dizendo não aos criadores de má fé que se aproveitam da falta de informação das pessoas.
Foi com esse intuito que nasceu o Blog do "Batatinha elurofilia". Meu intuito é dividir minha vivência com meus "filhos" com outros elurófilos, simpatizantes e amantes de gatos, além de trocar experiências e informações relacionadas ao mundo felino.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Sobre Pets & Banhos


Eu, particularmente, sou contra levar meus gatos à Pet Shop para banhos. Quando os levava para tomar banho sempre os acompanhava, lado a lado, e até ajudava a dar o banho. (isso quando eu tinha uma pessoa de total confiança, que me ensinou muito, mas que, infelizmente, faleceu no ano passado).
Aprendi muito com ele, o Aderson,  mesmo acompanhando os banhos eu me deparava com alguns deslizes, como por exemplo, na hora da escovação (eu levava meu kit: toalhas, shampoos, pente de metal, rasqueadeiras, avental, além de cortador de unha e algodão) na pressa, o meu amigo pegava a rasqueadeira usada em outros gatos para escovar os meus, mas eu logo o avisava que ele tinha confundido as rasqueadeiras. Depois ele me contou que não gostava da minha rasqueadeira, pois era pequena, então pedi para ele escolher qual ele gostava e comprei para ele usar.  Enfim, nos dávamos muito bem e ele era apaixonado pelos meus gatos. Foi uma grande perda a morte do Aderson. 
Aderson com o Batatinha....kkkk
Depois que ele faleceu procurei outros Pets e outras pessoas especializadas e uma das coisas que constatei foi o uso dos mesmos pentes/rasqueadeiras, etc. em todos os cães e gatos. Há quem ache isso, perfeitamente, normal, mas eu não acho.
O que os Pets deveriam fazer é oferecer um kit, pessoal, para cada cliente. Cada gatinho ou cachorro "cliente" teria sua toalha (ainda bordado com nome do Pet) a rasqueadeira, o pente e o cortador de unhas). O cliente poderia optar pelo kit ou não.
Existem Pets que reservam dias da semana para gatos, geralmente dias de pouco movimento. Mas, mesmo assim é preciso ter muito cuidado.
Soube, certa vez, que é comum em alguns Pets a prática de borrifar substâncias calmantes no rosto de alguns gatos para "diminuir" o estresse.
Uma amiga relatou que o gato dela foi tomar banho e voltou com pulgas!
É importante que o proprietário converse, abertamente,  com a pessoa responsável pelo banho, para saber qual rasqueadeira ele gosta de usar, bem como o pente, e sempre levar as tolhas de seu gato. São cuidados essenciais.
Outro detalhe a observar é que gatos odeiam perfumes, então se você ama o seu gato dispense o perfuminho e os lacinhos e gravatinhas.
Muitos gatos vão à banhos por indicação veterinária para tratar de doenças como fungos, doenças de pele, etc. e essas doenças são transmissíveis!
Num Pet em Brasília, após o "profissional" dar o banho em meu gato (Pet/banho/misto) o mesmo colocou o Batatinha numa mesa com urina de cachorro. Explico-me. O cachorrou urinou, o funcionário passou um pano seco, sujo, e colocou meu gato em cima para ser tosado com uma máquina suja de pêlos de outra tosa.
A máquina de tosa deve e tem de ser desinfetada! Existem desinfetantes para lâmina de tosa e são obrigatórios em Pets, assim como, esterilizar, diariamente, as gaiolas com a "vassoura de fogo".
Após muito estresse aprendi a dar banho sozinha em casa.
No chuveiro, com a água bem quentinha, molho meus gatos, com muito cuidado para não molhar o rosto e massageio seu corpo com shampoo, sempre conversando com eles, que choram sem parar... E percebi que a hora do banho pode ser uma hora agradável de troca de carinho e de CONFIANÇA.
Deixo uma música bem suave no banheiro e coloco um aromatizador com essência de erva cidreira. Banho com musicoterapia, aromaterapia e muito amor de mamãe. ;-)
O essencial é não ficar com medo, com pena, inseguro(a). É preciso estar tranquilo(a) e seguro(a) para que o gato fique mais a vontade.
Após o banho eu os seco muito, com duas ou três toalhas, quando percebo que os pêlos estão bem sequinhos, aí sim, eu passo o secador. (momento estresse) Mas, se o gato estiver bem seco, com a toalha, o tempo do secador é reduzido e muito.
A tosa higiênica é possível fazer com a tesoura. Com um pouco de paciência, controle emocional e amor tudo se resolve.
Esta semana, resolvi dar um "crédito" à um Pet e levei meu Miguel para tomar banho e fazer a tosa higiênica.
Resultado: ele bebeu água, voltou com o nariz entupido de água, as orelhas irritadas por dentro e o pior: a barriga queimada! (A máquina de tosa esquenta muito, e rápido, e quem não souber manuseá-la pode queimar o animal).
Enfim, se você quer e precisa levar seu gato para tomar banho, muita cautela.
Sugiro que acompanhe o banho. Eu, sinceramente e empiricamente, não acredito no clichê de que "o gato fica estressado com o proprietário por perto". Tenho quatro gatos e esse clichê contraria tudo o que já vivi com meus gatos. Talvez a pessoa que vá dar o banho é que fique estressada pela presença do proprietário.
Não esqueça de investigar se o "profissional" utiliza alguma "coleira", enforcadeira, ou qualquer coisa para imobilizar o gato, essa prática é comum e muito perigosa para gatos podendo levar a asfixia.
Se você ama o seu gato, acompanhe de perto os banhos dele e investigue e conheça bem o local, bem como as condições de higiêne. Banho de gato não é brincadeira.
Por: Renata Porto


3 comentários:

  1. Concordo com você Renata, minha amiga foi levar o gato dela para tomar banho e recebeu uma ligação do Pet informando que o gato havia se afogado no banho e falecido!
    Eu já ouvi muitas histórias assustadoras. Gatos são muito sensíveis e o manejo é diferenciado, mas as pessoas insistem em tratá-los como cães de pequeno porte... é uma pena

    ResponderExcluir
  2. Adotei um gatinho e no segundo dia o levei no veterinário. A doutora me recomendou dar um banho nele, pois ele estava com o ouvido bem sujo e os pêlos brancos encardidinhos. Dois dias depois do banho ele começou a se coçar muito e a perder pêlos. Levei novamente na veterinária e ela disse que era sarna. Eu acho que ele pegou sarna no próprio PET. :( Antes do banho ele não estava com nenhuma coceira.

    Só por Deus.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Dani, a melhor coisa é você arriscar e aprender a dar banho em seu gato em casa. Ele é de pêlo curto ou longo? Não tem mistério nenhum, só é preciso muito cuidado, carinho e paciência. Não levo meus gatos em Pets de jeito nenhum.

    ResponderExcluir