Primeiro veio o Tobias, depois o Batatinha, depois o Miguel e depois a Mila. Quando o Batatinha tinha oito meses descobrimos, pelo ultrassom, uma doença de herança genética, muito comum em gatos persas, o PKD (doença dos rins policísticos). Desde então, tenho lutado para divulgar e conscientizar as pessoas sobre a existência desta doença.
A doença não tem cura, evolui para insuficiência renal e termina com óbito.
Acredito que exigir o teste de PKD ao adquirir um gato, principalmente da raça persa, possamos, no futuro, diminuir a herança genética, dizendo não aos criadores de má fé que se aproveitam da falta de informação das pessoas.
Foi com esse intuito que nasceu o Blog do "Batatinha elurofilia". Meu intuito é dividir minha vivência com meus "filhos" com outros elurófilos, simpatizantes e amantes de gatos, além de trocar experiências e informações relacionadas ao mundo felino.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

5 razões para brincar com seu gato

1. Reforçar laços
Brincar com o gato ajuda a reforçar os laços entre o dono e o animal. Se os gatos têm um temperamento independente, não resistem contudo a uma boa brincadeira. Brincar juntos ajuda o gato a encará-lo como um companheiro em vez de alguém que apenas lhe põe comida no prato. As brincadeira podem mesmo fazer com que o gato se torne mais afetuoso, reagindo com alegria quando chega a casa, por exemplo. É claro que há gatos mais ariscos do que outros, mas a brincadeira ajuda sempre a aprofundar a relação entre o dono e o animal.

2 - Exercício
É muito importante que os gatos se mantenham em forma. Com o envelhecimento, os gatos tendem a engordar. O excesso de peso é um fator de risco para muitas doenças como a diabetes e a artrite. Ao contrário dos cães, a maioria dos gatos são animais com um acesso muito limitado ao exterior, por isso a brincadeira é a melhor maneira de exercitar os músculos e manter o corpo o corpo em forma.

3 - Confiança
Os gatos tímidos por natureza, ou animais que tenham sido maltratados, demoram mais tempo a desenvolver confiança neles próprios e nos outros. Mas nem estes gatos cuidadosos resistem a uma boa sessão de brincadeira. Os gatos habituados a interagir com humanos, recebem melhor as visitas.
Os gatos aprendem a ser gatos através da brincadeira com os irmãos, mantenha esta atividade ao longo da vida do gato e verá o desabrochar de um animal mais extrovertido e confiante.

4 - Libertar tensão e agressividade
As brincadeiras permitem que o gato liberte a tensão acumulada e também que possam libertar o seu instinto de caça. Os gatos são caçadores e independentemente de terem ou não presas à sua volta, vão exercer o seu instinto, nem que seja em sombras ou peças de mobiliário. O aborrecimento faz com que o gato se torne destrutivo, por isso permita ao gato libertar a tensão e caçar, mesmo que seja só a fingir.

5 - Diversão
As brincadeiras são pura diversão, mais para o gato do que para o dono, provavelmente. Mas até para o dono, as brincadeiras são uma forma de distração e garantem sempre boas gargalhadas. Envolva-se com o seu gato e embarque nestas brincadeiras felinas.
 
Fonte: http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=409

Nenhum comentário:

Postar um comentário