Primeiro veio o Tobias, depois o Batatinha, depois o Miguel e depois a Mila. Quando o Batatinha tinha oito meses descobrimos, pelo ultrassom, uma doença de herança genética, muito comum em gatos persas, o PKD (doença dos rins policísticos). Desde então, tenho lutado para divulgar e conscientizar as pessoas sobre a existência desta doença.
A doença não tem cura, evolui para insuficiência renal e termina com óbito.
Acredito que exigir o teste de PKD ao adquirir um gato, principalmente da raça persa, possamos, no futuro, diminuir a herança genética, dizendo não aos criadores de má fé que se aproveitam da falta de informação das pessoas.
Foi com esse intuito que nasceu o Blog do "Batatinha elurofilia". Meu intuito é dividir minha vivência com meus "filhos" com outros elurófilos, simpatizantes e amantes de gatos, além de trocar experiências e informações relacionadas ao mundo felino.

domingo, 21 de novembro de 2010

A importância do afiar as unhas

Os gatos precisam de afiar as unhas, é uma necessidade inerente a todos os felinos. O gato arranha uma superfície porque lhe dá oportunidade de eliminar as unhas velhas, renovando as garras, além de promover o relaxamento e eliminar o estresse.
Também o faz para marcar território, colocando aí “marcas do seu cheiro” imperceptível aos nossos narizes. Os felinos possuem glândulas odoríficas na parte inferior das patas. Quanto mais o gato usa essa superfície, mais é atraído a ela, pois possui o seu cheiro.
É por isso que ele prefere arranhar algo que esteja à vista, como o braço de um sofá, ao invés de o fazer pelos cantos.
As marcas são feitas sempre de cima para baixo. É possível encontrar as garras velhas presas nos locais onde o gato exercita o seu arranhar. O gato também arranha como forma de exercício, espreguiçando-se.
Por isso se o seu gato arranha o sofá e móveis, perceba que ele tem necessidade de o fazer, mas habitue a arranhar uma superfície que seja do seu gosto e do dele também. Um gato de apartamento não tem uma árvore para arranhar, precisa de uma alternativa, se não lhe dermos uma, ele escolherá um móvel, sofá ou carpete.
Se não quer a sua mobília estragada, arranje um poste (arranhador) de sisal.  Há gatos, como minha Mila e o Tobias (SRD) que não foi preciso que eu os ensinasse a afiar as unhas no arranhador, já os outros, Batatinha e Miguel (persas)  aprenderam observando o Tobias. Mesmo assim, todos eles também afiam as unhas no tapete e no sofá. Mas nada que visivelmente estrague a “estética” do sofá.
Sou totalmente contra a prática da cirurgia para retirada das unhas (muito comum nos E.U.A), bem como o uso das unhas postiças. Na minha opinião isso é um crime.
O gato necessita, sente prazer em afiar as unhas, porque privá-lo? É injusto.
Quem opta em ter gatos tem de estar preparado para esse de  tipo comportamento. O arranhador é recomendável. Tenho dois em casa que adquiri sob encomenda da Symons arranhadores, loja em São Paulo que entrega para todo Brasil. http://www.symonsarranhadores.com.br/. Meus gatos amam afiar as unhas nos postes de sisal, além de escalar o arranhador. Um arranhador bem atrativo é um que seja alto, tenha vários andares, tocas e caminhas. E eles adoram  subir rapidamente pelos postes da mesma maneira que subiriam em árvores.
Eu não os privo de nada. A minha casa é deles e se for necessário reformo o sofá. O importante, para mim, é que eles sejam e estejam sempre muito felizes.
Uma vez por semana corto a pontinha das unhas deles. Não como cortam nos Pets. (exagerado). Corto o mínimo possível até para que eles não se machuquem brincando e rasguem cortinas dentre outras coisas. Não quero privá-los jamais do prazer de afiar as unhas.


Um comentário:

  1. EU FICO TÃO FELIZ QUANDO EU VEJO PESSOAS COMO VC ME DÁ UMA IMENSA ALEGRIA POIS EU COMO VC TENHO MUITO RESPEITO PELOS ANIMAIS E AMOR CLARO ! MEUS GATOS SÃO MEUS FILHOS FAÇO TUDO POR ELES . E TAMBEM AJUDO OS ANIMAIS QUE ENCONTRO NA RUA, PEGO TRATO E ARRUMO PAIS PARA ADOTA-LOS FAÇO TUDO QUE EU POSSO. SOU CONTRA A VENDA DE ANIMIAS EM PETS POIS VEJO MUITOS ANIMAIS ABANDONADOS E ABOMINO O QUE ACONTECE COM OS ANIMAIS QUE TEM RAÇA O QUE ACONTECE NOS BASTIDORES DOS PETS PARA ELES CHEGAREM ALI O HORROR A CRUELDADE QUE ELES COMETEM.É FEITO COMO SE FOSSEM GALINHAS CHOCADEIRAS ELES FAZEM AS FÊMEAS TEREM FILHOTES O TEMPO INTEIRO PARA SELECIONAR OS BONS DOS RUINS E DEPOIS DESCARTA OS RUIS E A FÊMEA DEPOIS QUE ESTA FRACA E DOENTE ELES DEIXAM MORRER A MINGUA OU MATAM ISSO É SO UM RESUMO BREVE DO QUE ACONTECE COM ESSES ANIMAIS E MUITOS DELES TEM PROBLEMAS GENETICOS POR ISSO. HÁ SEM FALAR QUE ELES SÃO CONFINADOS EM GAIOLAS E A MAIORIA NEM CONSEGUE ANDAR MAIS .SE O BRASILEIRO TIVESSE A CULTURA DE ADOTAR NÃO EXISTIRIA TANTOS ABANDONADOS E MAUS TRATOS . E HOJE ESTOU DEIXANDO DE COMER CARNE E TENTANDO VIRAR VEGETARIANA POIS AMO OS ANIMIAS E A NATUREZA

    ResponderExcluir