Os Bigodes do Gato
O bigode (pêlos faciais) dos gatos age como um detector de estímulos externos, fornecendo informações sobre as imediações onde o animal está. É através dele que se manifesta o olfato e o tato apurados do gato. Além disso, no escuro o bigode atua como um orientador espacial, prevenindo-o de eventuais acidentes.
Estes “pêlos faciais” também nos indicam o humor do gato. Por exemplo, quando um gato está bravo ou na defensiva, o bigode fica para trás; quando o gato está feliz, curioso ou contente, o bigode fica mais relaxado e para frente.
Os bigodes do gato, em conjunto com os outros pêlos sensores, são antenas altamente sensíveis e podem detectar o toque ou a mínima presença. Até a corrente de ar em uma ranhura na parede, nunca descoberta por nós, pode ser detectada.
Os pêlos sensores dos gatos situam-se acima dos olhos, embaixo do queixo e ao lado da cara (bigodes). Eles estão repletos de nervos e podem detectar o mais leve movimento. Os gatos que perambulam pela noite e os que têm problemas de visão, usam-nos para "ver" por onde andam, permitindo-lhes manobrar em espaços estreitos e avaliar distâncias.
Portanto se nosso gatinho sofreu perda parcial ou total de seus bigodes e outros pêlos sensores, o melhor é mantê-lo dentro de casa alguns meses até que cresçam novamente. Neste caso, não é conveniente mudar os móveis de lugar, nem redecorar a casa, pois poderia ser difícil para ele deslocar-se sem tropeçar ou trombar com as coisas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário