Primeiro veio o Tobias, depois o Batatinha, depois o Miguel e depois a Mila. Quando o Batatinha tinha oito meses descobrimos, pelo ultrassom, uma doença de herança genética, muito comum em gatos persas, o PKD (doença dos rins policísticos). Desde então, tenho lutado para divulgar e conscientizar as pessoas sobre a existência desta doença.
A doença não tem cura, evolui para insuficiência renal e termina com óbito.
Acredito que exigir o teste de PKD ao adquirir um gato, principalmente da raça persa, possamos, no futuro, diminuir a herança genética, dizendo não aos criadores de má fé que se aproveitam da falta de informação das pessoas.
Foi com esse intuito que nasceu o Blog do "Batatinha elurofilia". Meu intuito é dividir minha vivência com meus "filhos" com outros elurófilos, simpatizantes e amantes de gatos, além de trocar experiências e informações relacionadas ao mundo felino.

domingo, 21 de novembro de 2010

Água x gatos

Os ancestrais dos gatos eram animais do deserto, por isso seus rins se adaptaram muito bem à vida com pouca quantidade de água.
Apesar da água não ser considerada como um nutriente, na verdade, ela é o componente nutricional mais importante para o crescimento e manutenção de todos os organismos vivos.
Atualmente há uma grande ocorrência de problemas no trato urinário em gatos, sendo muito importante a prevenção. Uma das formas é buscar, sempre,  alternativas que estimulem a ingestão de água. 
Gatos devem ter sempre água limpa e fresca. Dê sempre água filtrada, e troque a água todos os dias. 






Gatos adoram água em movimento. Há gatos que apreciam beber água da torneira da pia. Uma boa alternativa são as fontes próprias para gatos que há no mercado, ou as fontes de água decorativas.
Meus gatos bebem água da fonte, mas o que eles gostam mesmo é de beber água em copo de vidro transparente. Certa vez uma veterinária me deu essa dica, e deu muito certo. Hoje em dia, espalho copos de água pela casa e troco a água  uma a duas vezes ao dia. Costumo colocar água natural misturada com água gelada, e para minha felicidade pude constatar o aumento da ingestão de água. Eles adoram! Recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário