Primeiro veio o Tobias, depois o Batatinha, depois o Miguel e depois a Mila. Quando o Batatinha tinha oito meses descobrimos, pelo ultrassom, uma doença de herança genética, muito comum em gatos persas, o PKD (doença dos rins policísticos). Desde então, tenho lutado para divulgar e conscientizar as pessoas sobre a existência desta doença.
A doença não tem cura, evolui para insuficiência renal e termina com óbito.
Acredito que exigir o teste de PKD ao adquirir um gato, principalmente da raça persa, possamos, no futuro, diminuir a herança genética, dizendo não aos criadores de má fé que se aproveitam da falta de informação das pessoas.
Foi com esse intuito que nasceu o Blog do "Batatinha elurofilia". Meu intuito é dividir minha vivência com meus "filhos" com outros elurófilos, simpatizantes e amantes de gatos, além de trocar experiências e informações relacionadas ao mundo felino.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Os Bigodes Felinos




 
Os Bigodes do Gato
O bigode (pêlos faciais) dos gatos age como um detector de estímulos externos, fornecendo informações sobre as imediações onde o animal está. É através dele que se manifesta o olfato e o tato apurados do gato. Além disso, no escuro o bigode atua como um orientador espacial, prevenindo-o de eventuais acidentes.
Estes “pêlos faciais” também nos indicam o humor do gato. Por exemplo, quando um gato está bravo ou na defensiva, o bigode fica para trás; quando o gato está feliz, curioso ou contente, o bigode fica mais relaxado e para frente.
Os bigodes do gato, em conjunto com os outros pêlos sensores, são antenas altamente sensíveis e podem detectar o toque ou a mínima presença. Até a corrente de ar em uma ranhura na parede, nunca descoberta por nós, pode ser detectada.
Os pêlos sensores dos gatos situam-se acima dos olhos, embaixo do queixo e ao lado da cara (bigodes). Eles estão repletos de nervos e podem detectar o mais leve movimento. Os gatos que perambulam pela noite e os que têm problemas de visão, usam-nos para "ver" por onde andam, permitindo-lhes manobrar em espaços estreitos e avaliar distâncias.
Portanto se nosso gatinho sofreu perda parcial ou total de seus bigodes e outros pêlos sensores, o melhor é mantê-lo dentro de casa alguns meses até que cresçam novamente. Neste caso, não é conveniente mudar os móveis de lugar, nem redecorar a casa, pois poderia ser difícil para ele deslocar-se sem tropeçar ou trombar com as coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário