Primeiro veio o Tobias, depois o Batatinha, depois o Miguel e depois a Mila. Quando o Batatinha tinha oito meses descobrimos, pelo ultrassom, uma doença de herança genética, muito comum em gatos persas, o PKD (doença dos rins policísticos). Desde então, tenho lutado para divulgar e conscientizar as pessoas sobre a existência desta doença.
A doença não tem cura, evolui para insuficiência renal e termina com óbito.
Acredito que exigir o teste de PKD ao adquirir um gato, principalmente da raça persa, possamos, no futuro, diminuir a herança genética, dizendo não aos criadores de má fé que se aproveitam da falta de informação das pessoas.
Foi com esse intuito que nasceu o Blog do "Batatinha elurofilia". Meu intuito é dividir minha vivência com meus "filhos" com outros elurófilos, simpatizantes e amantes de gatos, além de trocar experiências e informações relacionadas ao mundo felino.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Você sabe o que é PKD?

 A doença dos rins policísticos não tem cura e é letal.
Todas as raças derivadas ou portadoras de linhagens de sangue do persa, bem como o próprio persa, apresentam maior propensão à doença (prevalência estatística). Filhotes destas raças devem apresentar exames negativos para PKD, que indiquem ausência da mutação.
Donos de gatil e pessoas que pensam em reproduzir gatos persas devem se preocupar em testar o plantel para verificar se há  gatos PKD. A realização do diagnóstico precoce, antes da reprodução, visa controlar e erradicar esta doença da espécie felina.
 A instituição de programas de reprodução adequados em criatórios e gatis, são de extrema importância para reduzir a propagação da doença na população felina. Gatos PKD devem ser castrados para não haver procriação.O PKD acarreta no surgimento de cistos nos rins que crescem progressivamente no parênquima renal levando à compressão e ao comprometimento deste, causando um quadro de insuficiência renal, irreversível.
Não se trata de doença contagiosa, mas sim hereditária.
O diagnóstico pode ser feito de maneira nada agressiva, por meio de ultra-sonografia de boa qualidade e alta freqüência (com transdutores de 7,5 a 10 MHz), ou através de exames de DNA.
Ao adquirir um gato persa, ou mestiço de persa,  solicite, do criador, o exame de negativo para PKD, bem como, Leucose Felina - Felv (Leucemia) e Imunodeficiência Felina - FIV (*AIDS Felina). Ambas incuráveis e que atingem toda espécie felina.
É de extrema importância conhecer, pessoalmente,  as condições do gatil e os cuidados do criador com o plantel.  (o gato persa é muito delicado e exige um maior cuidado, principalmente de higiene, já que muitas doenças se desenvolvem pelas más condições desta, como: fungos, vermes, pulgas, sarna de ouvido, otite, giárdia, doenças de pele, dentre outras doenças).
Com alguns cuidados é possível ter um companheiro persa por muitos e muitos anos.
Alguns dos sintomas clínicos do PKD  são:
  • Depressão,
  • Perda ou redução do apetite,
  • Sede demasiada,
  • Micção excessiva e
  • Perda de peso
Consulte,  sempre, seu veterinário (a)
*não é transmissível a humanos.
Texto: Renata Porto
correioeletronico.renata@gmail.com




3 comentários:

  1. me responda no orkut. eu tenho um gato perça como eu vou saber se ele tem o PKD?

    ResponderExcluir
  2. me add no orkut por favor o meu e-mail é lamone2009@hotmail.com o meu nome é lamone porque eu quero faser perguntas a vc

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, gostaria de informar que estamos realizando diagnóstico do PKD felino por DNA.
    O valor do exame é de R$65,00.
    Qualquer dúvida ou solicitação estamos à disposição.
    Att, Adriano

    www.vetdna.com.br

    ResponderExcluir