Primeiro veio o Tobias, depois o Batatinha, depois o Miguel e depois a Mila. Quando o Batatinha tinha oito meses descobrimos, pelo ultrassom, uma doença de herança genética, muito comum em gatos persas, o PKD (doença dos rins policísticos). Desde então, tenho lutado para divulgar e conscientizar as pessoas sobre a existência desta doença.
A doença não tem cura, evolui para insuficiência renal e termina com óbito.
Acredito que exigir o teste de PKD ao adquirir um gato, principalmente da raça persa, possamos, no futuro, diminuir a herança genética, dizendo não aos criadores de má fé que se aproveitam da falta de informação das pessoas.
Foi com esse intuito que nasceu o Blog do "Batatinha elurofilia". Meu intuito é dividir minha vivência com meus "filhos" com outros elurófilos, simpatizantes e amantes de gatos, além de trocar experiências e informações relacionadas ao mundo felino.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

A alimentação felina

Os gatos, como caçadores, alimentam-se de insetos, pequenas aves e roedores. Consomem entre 8 a 16 refeições por dia.
Não produzem a sua própria taurina (um ácido orgânico essencial). Como essa substância está presente no tecido muscular dos animais, o gato precisa se alimentar de taurina (presente nas rações). O intestino diminuiu de extensão ao longo da evolução para ficar apenas com os segmentos que melhor processam as proteínas e gorduras de origem animal. O aparelho digestivo limita seriamente a capacidade dos gatos de digerir, metabolizar e absorver nutrientes de origem vegetal, bem como certos ácidos graxos.
A taurina é rara em plantas, mas relativamente abundante nos tecidos dos animais, sendo um aminoácido de grande importância para a saúde dos olhos dos gatos, de modo que a deficiência dessa substância pode causar uma degeneração macular, na qual a retina sofre destruição lenta e gradual, podendo causar uma cegueira irreversível no animal.
Apesar da fisiologia carnívora do gato ser é comum que os gatos complementem a sua dieta com a ingestão de pequenas quantidades de ervas e elementos de origem vegetal. Uma teoria sugere que este comportamento ajuda os gatos a regurgitar em caso de difícil digestão; outra teoria aponta que ingerir pequenas doses de vegetais fornece fibras e minerais diversos, não presentes em uma dieta exclusivamente carnívora. Existe no mercado várias graminhas apropriadas para gatos.
O meio de alimentação mais recomendado para os gatos domésticos é o consumo livre, ou seja, deve-se procurar deixar o alimento à vontade para o animal ao longo do dia. Essa prática tem a vantagem de diminuir o pH da urina, evitando, desse modo, a formação de cálculos renais. No entanto, alguns veterinários costumam recomendar que o dono controle a quantidade de alimento ingerida, oferecendo ao gato porções limitadas, visando evitar que o animal fique com sobrepeso.
  •  Existe no mercado a graminha Pet Pira,  dentre outras marcas. Ela é muito boa mas, é preciso cultivá-la. Uma boa dica, em Brasília/DF, é o Restaurante Girassol (alimentação estritamente vegetariana e crudívora), que fica no Bloco B da quadra 409 Sul (3242-1542). Uma vez por semana eles disponibilizam para venda graminhas fresquinhas cultivadas, sem agrotóxicos,  para  pessoas que apreciam ingerir clorofila no suco. O preço é bem atrativo, R$ 5,00. Eu sempre compro para o Tobias e ele ama!!

D I C A S

  • Escolha um local para a alimentação do gato que não seja uma área central nem uma área de passagem. Ele precisa se sentir seguro e à vontade para se alimentar. Também, não coloque seus pratos próximo à sua caixa de areia.
  • Os gatos preferem o alimento sempre fresquinho e recente. Portanto, é mais efetivo se você alimentar o gato várias vezes ao dia do que colocar um prato cheio.
  • Devido a seu instinto caçador, os gatos preferem alimentos em temperatura mais elevada que outros animais. Ao servir a comida enlatada, por exemplo, não a sirva direto da geladeira.
  • Se o gato estiver com perda de apetite, vômitos ou desordem na alimentação, procure um veterinário, pois estes são sintomas de que algo não vai bem com seu gatinho.
  • Nunca dê carnes cruas para o gato, assim você evita uma contaminação por parasitas e a propagação de vermes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário