Primeiro veio o Tobias, depois o Batatinha, depois o Miguel e depois a Mila. Quando o Batatinha tinha oito meses descobrimos, pelo ultrassom, uma doença de herança genética, muito comum em gatos persas, o PKD (doença dos rins policísticos). Desde então, tenho lutado para divulgar e conscientizar as pessoas sobre a existência desta doença.
A doença não tem cura, evolui para insuficiência renal e termina com óbito.
Acredito que exigir o teste de PKD ao adquirir um gato, principalmente da raça persa, possamos, no futuro, diminuir a herança genética, dizendo não aos criadores de má fé que se aproveitam da falta de informação das pessoas.
Foi com esse intuito que nasceu o Blog do "Batatinha elurofilia". Meu intuito é dividir minha vivência com meus "filhos" com outros elurófilos, simpatizantes e amantes de gatos, além de trocar experiências e informações relacionadas ao mundo felino.

sábado, 25 de dezembro de 2010

Cuidados com seu gato no Réveillon!

Réveillon é sempre um momento festivo... mas os gatos não vêem as coisas assim! Além de terem a audição bem mais aguçada que os seres humanos, qualquer barulho alto os deixa assustados, se sentindo ameaçados. Aí o perigo começa, muitos fogem, assustados, outros acabam se machucando, na tentativa de fugir e se esconder. Por isso, principalmente se você for passar o Ano Novo longe do seu(s) gato, se ele for ficar sozinho, siga as dicas abaixo para evitar tragédias.
● Escolha um quarto da casa que tenha cama e ármario, e prepare para ser o quarto dos gatos no Réveillon;
● Deixe um ou dois armários abertos e coloque cobertores e outras coisas para deixar o local confortável;
● Na cama, forme tocas com cobertores e edredons, para serem outra opção de esconderijo para os gatos;
● Feche janelas, passe a cortina, feche tudo;
● Tente arrumar uma maneira de amenizar o som dos fogos, se possível, coloque um colchão para abafar o barulho;
● Não esqueça de deixar água, comida e caixinha de areia no quarto, sempre encostados na parede, para evitar serem derrubados e tudo acabar na maior sujeira;
● Tire tudo que pode ser derrubado, quebrado, derramado, e que possa machucar os gatos;
● Deixe-os trancados neste quarto, não os deixe soltos, porque isso acaba fazendo eles procurarem esconderijos inadequados, por exemplo, em baixo da máquina de lavar e da geladeira;
● Se você mora em casa, e seus gatos tem acesso à rua, recolha os gatos antes do pôr-do-sol e feche-os da mesma maneira. Na rua o perigo é muito maior, pois, com o susto, podem se perder. Além disso, podem ser alvo de maus-tratos, e como o movimento tende a ser maior, atropelamentos e outros perigos são constantes;
● Acomode-os de um jeito que se sintam seguros, com iluminação suave. Ligue o rádio com música. Assim não ficaram tão assustados com o barulho intenso e inesperado dos fogos.
Fonte: Revista Gatos e Cia

Nenhum comentário:

Postar um comentário