Primeiro veio o Tobias, depois o Batatinha, depois o Miguel e depois a Mila. Quando o Batatinha tinha oito meses descobrimos, pelo ultrassom, uma doença de herança genética, muito comum em gatos persas, o PKD (doença dos rins policísticos). Desde então, tenho lutado para divulgar e conscientizar as pessoas sobre a existência desta doença.
A doença não tem cura, evolui para insuficiência renal e termina com óbito.
Acredito que exigir o teste de PKD ao adquirir um gato, principalmente da raça persa, possamos, no futuro, diminuir a herança genética, dizendo não aos criadores de má fé que se aproveitam da falta de informação das pessoas.
Foi com esse intuito que nasceu o Blog do "Batatinha elurofilia". Meu intuito é dividir minha vivência com meus "filhos" com outros elurófilos, simpatizantes e amantes de gatos, além de trocar experiências e informações relacionadas ao mundo felino.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Hora do pipi...

Os gatos são reservados e não gostam de fazer suas necessidades em locais  de grande circulação, o ideal é que o local seja calmo, longe da comida, e de equipamentos como a máquina de lavar roupas. Gatos não gostam de barulho e gostam de privacidade durante o uso da caixa sanitária. Pensando nisso preparei um cantinho especial para eles e eles adoraram e adoram!
Contratei um marceneiro para fazer uma abertura na porta de um de meus banheiros (que reservei à eles). A porta fica o tempo todo fechada, eles saem e entram com toda privacidade. O espaço também virou espaço para brincadeiras ou para dormir em dias muito quentes.



Como os gatos detestam sujeira, é comum o gato rejeitar usar a caixa de areia se ela estiver suja. Meus gatos não usam a caixa de areia se tiver dejetos, por isso cuido da limpeza com muito rigor, além de lavar uma vez por semana todas as caixas de areia.
Como a maior atividade de uso da caixa sanitária é noturna é muito comum, quando acordo e me dirijo ao banheiro dos gatos para fazer a limpeza, eles ficarem em volta, ansiosos, esperando para utilizar as caixas limpas e posteriormente esperando que eu limpe imediatamente.
Além disso gatos têm preferência por tipos de areia. Diversas marcas oferecem facilidades como de limpeza e  controle do odor, mas deixe o seu gato opinar também!
Uma boa maneira de saber a preferência dele é colocar duas caixas iguais, uma ao lado da outra, com tipos de areia diferentes e observar qual delas é mais utilizada.
Já usei, se não todas as marcar do mercado, quase todas. A areia de sílica foi a primeira que utilizei, mas meus gatos a recusaram. Um produto de qualidade não significa pagar mais caro.  O melhor granulado  é o granulado que absorve o cheiro e  promove  formação de torrões. O tamanho das pedrinhas também atrai o gato. Percebo que quanto mais fino o grão mais agradável é para os gatos. Após testar várias marcas a areia que mais agradou meus fofos foi a Pipi Cat, mas a floral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário