Primeiro veio o Tobias, depois o Batatinha, depois o Miguel e depois a Mila. Quando o Batatinha tinha oito meses descobrimos, pelo ultrassom, uma doença de herança genética, muito comum em gatos persas, o PKD (doença dos rins policísticos). Desde então, tenho lutado para divulgar e conscientizar as pessoas sobre a existência desta doença.
A doença não tem cura, evolui para insuficiência renal e termina com óbito.
Acredito que exigir o teste de PKD ao adquirir um gato, principalmente da raça persa, possamos, no futuro, diminuir a herança genética, dizendo não aos criadores de má fé que se aproveitam da falta de informação das pessoas.
Foi com esse intuito que nasceu o Blog do "Batatinha elurofilia". Meu intuito é dividir minha vivência com meus "filhos" com outros elurófilos, simpatizantes e amantes de gatos, além de trocar experiências e informações relacionadas ao mundo felino.

domingo, 19 de dezembro de 2010

A sutil demonstração de carinho dos gatos...

PISCAR: Normalmente os gatos encaram estranhos e adversários em potencial (sejam felinos, humanos, ou outro ‘inimigo’ qualquer) com um olhar fixo, sem piscar. No mundo dos gatos, o maior gesto de confiança e aceitação é  piscar os olhos na companhia de outro. Um felino que recebe seu dono com piscadas longas e despreocupadas ou olhos semicerrados está demonstrando uma profunda confiança. No mundo selvagem, o milésimo de segundo que dura uma piscada o deixa vulnerável a um ataque de surpresa.
O fato de seu gato permitir que você o arrume e escove demonstra um alto nível de confiança e aceitação. Gatos não domesticados lambem um ao outro como um gesto para aliviar o stress e construir relacionamentos.
ESFREGAR A CABEÇA: O rostinho dos gatos contém glândulas que liberam um odor usado para marcar território. Quando um gato esfrega o rosto determinadamente no seu humano, está demonstrando afeição e também “marcando” aquela pessoa como sua propriedade exclusiva.
AMASSAR PÃOZINHO: Pressionar ritmicamente as patas da frente no seu humano recria o “passo do leite” que os gatinhos usam quando estão mamando, para estimular o fluxo de leite na mamãe gato.
MOSTRAR A BARRIGA: De vez em quando um felino pode virar e mostrar sua barriga. Expor a barriga dessa maneira é o mais profundo gesto de confiança que um felino pode oferecer.
Lembre-se, no entanto, que isso não significa necessariamente um convite para fazer carinho nela.  A barriga é um dos pontos mais vulneráveis do gato em uma briga, e o seu instinto grita para que ele a proteja, apesar de gostar de receber carinhos nela. É por isso que às vezes ele aceita o carinho por um tempo e de repente começa a dar chutinhos e morder  querendo sair dessa posição tão vulnerável .




Um comentário:

  1. adorei o seu blog...eu tenho uma gata chamada doroty..ela é linda e faz exatamente o q vc escreve em seu texto.Eu leio muito sobre gatos, pq o mundo felino me encanta.Parabéns

    ResponderExcluir